Grupo de Marchas Populares
Projetos
Junho é o mês das sardinhas assadas, dos tremoços, das marchas populares e do folclore que fazem parte da tradição das festividades de Santo António, de São João e de São Pedro.
A Casa do Povo não fica indifirente a estas festividades e organiza as Marchas de Santo António na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos
Tendo em conta que este ano não é possível fazer a festa, recordamos a sua celebração na Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.
A Festa tem lugar na capela com a invocação de Santo António, existente na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, situada no sítio da Quinta de Santo António. Foi mandada construir, por volta de 1778/80, por D. José de Brito em substituição de uma outra existente, na sua quinta com a mesma invocação, erecta em 1705 e que se encontrava em grande estado de degradação. A sua bênção teve lugar a 25 de Junho de 1780.
As primeiras festividades em honra de Santo António, realizada neste século, nesta capela, terá acontecido no ano 1949. Com efeito, segundo o Jornal da Madeira de 10 de Junho de 1949 nesse ano seria celebrado festa nesta capela de Santo António no Estreito de Câmara de Lobos, festividade que havia aproximadamente 50 anos que não se fazia.
Nos últimos anos as populações locais têm vindo a organizar festejos em sua honra e que habitualmente têm lugar no dia 13 de Junho ou no domingo imediatamente a seguir, se o dia 13 coincidir com um dia de semana. Por essa ocasião, para além da animação musical tem lugar o lançamento de balões e, desde 1991, numa iniciativa da Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos, tem vindo a realizar-se com alguma regularidade marchas populares.
(fonte: Câmara de Lobos - Dicionário Corográfico de Manuel Pedro Freitas )

Relacionados
Formado por cidadãos da freguesia do Estreito, teve a sua criação de forma informal e a partir de outubro de 2017 passou a integrar a Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos, designando-se: “Amigos da Gaita da Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos”. Pretendeu-se com esta parceria preservar as canções tradicionais que se cantavam na freguesia nas mais diversas épocas festivas, nas tarefas agrícolas e nas romagens de verão. Por ser um grupo de animação tem no seu repertório músicas tradicionais da Região e do País e despiques e desgarradas da Madeira.
Deixamos a nossa homenagem ao nosso parceiro e amigo Jorge Silva.
a
Saber Mais
O Carnaval é um evento popular, lúdico e económico que traz muita diversão, assim estimulamos ativamente a integração da população local nesta atividade
Saber Mais
É uma associação cultural que nos convida a fazer uma viagem ao passado, à obra artística e às tradições populares do Estreito de Câmera de Lobos.